sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Brasileiros impedidos de entrar em Madri

A entrada de estrangeiros em território de um Estado é uma concessão deste àqueles. Há um consenso na sociedade internacional quanto à reserva de poder que os Estados têm de proibir ou restringir a entrada de estrangeiros em seu território. O que, todavia, está relatado na notícia abaixo soa como uma discriminação pela origem (algo que - como todo tipo de discriminação - é odioso em qualquer país democrático e consciencioso da importância de se observar os direitos fundamentais - inclusive de estrangeiros). Leiam abaixo a matéria retirada do site do Jornal Hoje, da Rede Globo.

Um grupo de brasileiros foi retido no aeroporto de Madri, na Espanha. Eles viajaram num vôo da Ibéria que saiu do Brasil ontem à noite.

Um grupo de brasileiros foi retido no aeroporto de Madri, na Espanha. Eles viajaram num vôo da Ibéria que saiu do Brasil ontem à noite. Uma das pessoas que estavam no avião, Fabiana Perlingiere, contou por telefone, que ao chegarem a Madri os brasileiros foram separados dos demais passageiros.

“Depois de três horas sem ninguém dar nenhuma satisfação eles apareceram e chamaram as pessoas do passaporte para a entrevista. Levaram a gente a quarenta minutos de distância do aeroporto. Não podia fazer ligação. Eu fui a única que não fui deportada. Um menina com um bebê de um ano foi deportada. Eu vou pensar vinte vezes antes de voltar para Madri. Eu me senti humilhada”, contou Fabiana.

O Itamaraty informou que o consulado brasileiro em Madrid não foi informado sobre o fato. E que a situação é comum nos aeroportos da Europa.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Às 15 de dezembro de 2007 às 13:39 , Blogger Unknown disse...

Rickson,

É a Fernanda do campus Tom Jobim, te enviei um e-mail na quarta informando que eu não poderia comparecer a prova na quinta. Embora eu tenha passado, eu gostaria de fazer a terceira prova a fim de aumentar a nota. No e-mail questionei se seria possível fazer essa prova na segunda, no campus Dorival Caymmi. Enviei para o seu hotmail.
Att,
Fernanda,

 
Às 7 de março de 2008 às 08:06 , Blogger Unknown disse...

A culpa é toda do Brasil que não se preoculpa nem com os brasileiros que moram aqui no Brasil, imagina se eles estão preoculpados com esses brasileiros que foram deportados, não tão nem ai........o brasileiro é humilhado em qualquer lugar, eu tenho vergonha de falar que sou brasileiro.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial